Ele não gosta de passar muito tempo sozinho em casa, e pode desenvolver ansiedade de separação. Se for passar mais de 6 horas sozinho, é recomendável que ele tenha ao menos uma outra companhia canina, ou até mesmo uma companhia felina para que ele não se sinta tão solitário e tenha um parceiro de brincadeiras. São companheiros para todo tipo de ambiente, desde apartamentos pequenos até sítios ou fazendas.
O Cavachon, é, também, uma raça sensível, e pode apresentar timidez caso você fique muito bravo com ele. Lembre-se, o treinamento do Cavachon precisa ser sempre a base de REFORÇO POSITIVO.
Ainda como o Cavalier, a raça não costuma latir muito, porém é importante não reforçar esse comportamento caso apareça na infância do seu filhote.
O Cavachon é uma raça muito inteligente, esperta, que adora resolver problemas e aprender truques novos, porém, pode apresentar comportamento destrutivo, quando filhote, se ficar entediado.
Eles respondem muito bem ao treinamento com reforço positivo e carinho. Têm muita vontade de agradar e são muito fáceis de treinar, o que os faz excelentes cães para marinheiros de primeira viagem!
Os Cavachons são muito brincalhões, divertidos, têm boa índole e aprendem rapidamente a ser gentis com crianças pequenas. Estão sempre prontos para correr e brincar!