Saúde dos Cavachons

Displasia Coxo-Femoral

A articulação do coxal é composta pela cabeça do fêmur, que deve se encaixar perfeitamente no acetábulo da pelve. Se o acetábulo não é bem desenvolvido, a cabeça do fêmur não consegue se encaixar adequadamente. Isso causa estresse constante para a cartilagem da articulação, que afina e perde a capacidade de fazer o amortecimento dos ossos durante a movimentação do animal. Artrite se desenvolve ao longo do tempo, causando limitação de movimento e dor. Esta é uma doença congênita e degenerativa. É uma doença de herança poligênica (vários genes envolvidos), além de sofrer influência de fatores ambientais como, por exemplo taxa de crescimento, peso, tipo de piso em que o cão vive. Geralmente é uma doença que afeta cães de grande porte, porém o Cavalier King Charles Spaniel e o Cavachon também podem ser acometidos. O tratamento baseia-se em analgésicos, anti-inflamatórios e suplementos e a cirurgia pode ser necessária em casos mais graves.

IMPORTANTE:

Pisos lisos (cerâmica ou madeira) podem ser prejudiciais tanto para a coluna quanto para as articulações que cães de qualquer raça. Algumas adaptações simples podem ser feitas na casa a fim de minimizar esse problema, como colocar passadeiras de tapete ou emborrachadas nas áreas de maior circulação do cão. Tosar os pelos entre os coxins das patas também evita que eles escorreguem demais no piso.

Mais sobre a saúde dos Cavachons

 

A expectativa de vida do Cavachon é, em média, de 10 a 15 anos.

Geralmente o Cavachon tende a ser mais saudável do que seus pais. Por ser uma mistura de duas raças (entenda aqui o que é uma raça híbrida), ele apresenta o que chamamos de VIGOR HÍBRIDO. Os genes deletérios das duas raças distintas (Bichon Frisè e Cavalier) geralmente não se encontram na formação do Cavachon. Porém, assim como as raças que o originam, ele ainda pode ser susceptivel à algumas doenças em particular.

O Cavachon pode ter tendência a problemas de pele, alergias, displasia de quadril, luxação de patelas, otites, doenças oculares (catarata e distrofia de córnea), seringomielia e displasia da válvula mitral (doença do coração que afeta raças pequenas em geral, portanto, tanto o Bichon, quanto o Cavalier são suscetíveis).

Leia aqui sobre doenças que podem acometer Cavachons:

 

× Como podemos te ajudar?