Saúde dos Cavachons

Doenças oculares

Catarata

Catarata é a opacidade parcial ou total do cristalino(lente intra ocular). No caso de opacidade total dos cristalinos dos dois olhos, o animal fica cego. A causa mais comum de catarata em cães é a hereditária, em que a doença aparece entre 2 e 9 anos de idade. Outras causas de catarata são: trauma, inflamação intra-ocular, doenças metabólicas (por exemplo, diabete melito), alterações oculares congênitas (persistência da membrana pupilar, da artéria hialóide ou do vítreo primário hiperplásico) ou deficiências nutricionais. A cirurgia com profissional especializado em oftalmologia veterinária corrige o problema.

 

Displasia de Retina

São dobras retinianas lineares, curvas, triangulares ou em formato de mapa, únicas ou múltiplas. Não se sabe, ao certo, sua importância em relação à visão do animal. Em casos graves, a displasia pode levar ao descolamento de retina e cegueira.

 

Mais sobre a saúde dos Cavachons

 

A expectativa de vida do Cavachon é, em média, de 10 a 15 anos.

Geralmente o Cavachon tende a ser mais saudável do que seus pais. Por ser uma mistura de duas raças (entenda aqui o que é uma raça híbrida), ele apresenta o que chamamos de VIGOR HÍBRIDO. Os genes deletérios das duas raças distintas (Bichon Frisè e Cavalier) geralmente não se encontram na formação do Cavachon. Porém, assim como as raças que o originam, ele ainda pode ser susceptivel à algumas doenças em particular.

O Cavachon pode ter tendência a problemas de pele, alergias, displasia de quadril, luxação de patelas, otites, doenças oculares (catarata e distrofia de córnea), seringomielia e displasia da válvula mitral (doença do coração que afeta raças pequenas em geral, portanto, tanto o Bichon, quanto o Cavalier são suscetíveis).

Leia aqui sobre doenças que podem acometer Cavachons:

 

× Como podemos te ajudar?